TEMPO DE DESERTO E RENO-AÇÃO


O Retiro Espiritual é um tempo privilegiado de oração, um tempo de graça que Deus nos concede para realizarmos uma experiência de renovação espiritual.


O Retiro Espiritual exige do retirante uma atitude de estar disposto a fazer um caminho de conversão e redirecionar a caminhada. Quando alguém se dispõe a fazer o Retiro não deve está atrás de novidades, de experiências exotéricas. O Retiro é um tempo de escuta, de silêncio que a maioria das pessoas não estão acostumadas a fazer. Parece que vivemos na geração dos filhos do barulho. Mas o silêncio é essencial para poder ouvir a voz de Deus; “Fala Senhor teu servo escuta!”. Por isso é necessário fazer calar as vozes dentro de nós: as vozes descontroladas do nosso “eu”.

Tema: Lc 4,1-13

A experiência de Jesus no deserto: lugar das tentações, escolhas e purificação.

Jesus é conduzido ao deserto pelo Espírito (experiência espiritual).

Jesus é tentado pelo diabo durante 40 dias.

O jejum e a fome.

A tentação do poder: “Se tu és o Filho de Deus manda que esta pedra se torne pão.”

- tempo de revisão de vida: olhar com profundidade sobre a própria realidade pessoal para converter-se.

Qual é a minha realidade pessoal: quem sou eu? O que busco? Minhas certezas? Minhas frustrações?

- tempo de escuta da Palavra de Deus: silêncio para deixar Deus falar. A Palavra questiona o nosso modo de ser e de viver.

- tempo de crescimento espiritual: conhecer meu caminho espiritual: em que deve crescer? O que me falta para amar e servir os meus irmãos? O que devo fazer para crescer no espírito de oração? Qual o tempo que devo dedicar a oração pessoal na minha vida?

- tempo de deixar-se guiar pelo Mestre da oração: Jesus de Nazaré.

Ele quer nos ensinar a amar de verdade. Amor a Deus e aos irmãos.

Tema: Mc 1,21-28

Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum, e, no sábado, ele foi ensinar na sinagoga. As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei. Então chegou ali um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem gritou: O que quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou! Então Jesus ordenou ao espírito mau: — Cale a boca e saia desse homem! Aí o espírito sacudiu o homem com violência e, dando um grito, saiu dele. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros: — Que quer dizer isso? É um novo ensinamento dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem. E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia.

* Jesus estar com seus discípulos. Caminha e convive com eles. Dedica-se ao ensinamento.

* As pessoas estão dispostas a ouvi-lo. E nós estamos dispostos a ouvir quem? Por que ou pelo que nos deixamos guiar?

* Jesus não seleciona as pessoas para se aproximarem dele. Todos podem chegar perto dele.

* A presença do homem dominado pelo espírito mau. Quantos espíritos maus habitam dentro de nós?

* O espírito mau se confronta com a pessoa de Jesus. Diante dele o homem se questiona sobre si mesmo: o que queres de mim?

* A presença de Jesus incomoda, questionar porque ele conhece o mais profundo dos nossos sonhos e desejos. Ele sabe o que se passa com a nossa vida. Ele conhece os demônios que podem estar nos dominando. Ele é o Santo de Deus capaz de liberta o homem dos seus demônios e reconstruir a sua vida plenamente.

* O espírito mau pretende questionar a ação de Jesus: “você veio para nos destruir?”. Quando Jesus nos aponta os nossos demônios estamos dispostos a deixar que Jesus os destrua? Quem é mais forte para nós: a força libertadora de Jesus ou a escravidão dos demônios?

* Quando optamos por Jesus ele nos liberta: Cale a boca e sai desse homem!

* O caminho da libertação:

- momento de profunda crise: “o espírito sacudiu o homem com violência”. Tudo é questionado e revisto: nossas convicções, nossa fé, nosso modo de pensar e agir, nossas decisões. A nossa casa desmorona e devemos começar a reconstruí-la pedra sob pedra.

- quem sou eu e o que sou chamado a ser seguindo Jesus? Onde ficam as minhas verdades e certezas? São as mesmas de Jesus: Ele é “o caminho, a verdade e a vida”.

Tema: Mc 8, 34-38

Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

* Jesus faz um convite à nossa liberdade: “se alguém quer vir após mim”. Ser discípulo de Jesus é colocar-se a caminho, percorrendo etapas de crescimento, vencendo os obstáculos do caminho, tendo um objetivo a alcançar na vida.

* O que significa negar a si mesmo? Prevalência do nosso “eu”, dos nossos projetos, da vida vivida para si mesmo

* Tomar a cruz de cada dia significa assumir todos os imprevistos, acontecimentos, sofrimentos, sacrifícios inerentes a existência humana como caminho de salvação e participação na cruz de Cristo.

* Seguir o Mestre é um desafio muito grande num mundo em que cada pessoa segue o seu próprio modo de pensar e agir. Colocar-se aos pés de Jesus para ouvir os seus ensinamentos.

* O que significa salvar e perder a vida?

* Perder a vida por causa de Jesus e do seu Evangelho.

* O dilema: ganhar o mundo inteiro e perder a alma?

Tema: Lc 5, 12-16

Certa vez Jesus estava numa cidade onde havia um homem que tinha o corpo todo coberto de lepra. Quando viu Jesus, o leproso se ajoelhou diante dele, encostou o rosto no chão e pediu: - Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser! Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: - Sim! Eu quero. Você está curado. No mesmo instante a lepra desapareceu. Então Jesus lhe deu esta ordem: - Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou. Mas as notícias a respeito de Jesus se espalhavam ainda mais, e muita gente vinha para ouvi-lo e para ser curada das suas doenças. Porém Jesus ia para lugares desertos e orava.

* O nosso corpo está cheio de que tipo de lepra? O que está nos consumindo por dentro e por fora?

* As pessoas com que convivemos vêem por fora. Jesus ver o nosso interior.

* A atitude de humildade diante de Jesus: cair aos seus pés, rosto no chão.

* Jesus vem ao nosso encontro: estende a mão para curar.

* A vontade de Jesus e a nossa vontade.

* É necessário vir ao seu encontro para ouvi-lo.

* Jesus procurava lugares desertos e orava.

* O que podemos encontrar nos lugares desertos e como Jesus orava?

* A oração de Jesus é um diálogo com o Pai. Relata os acontecimentos da vida, do que ocorreu durante o dia (dificuldades, superações, projetos).

- Os mandamentos: caminho de purificação e renovação de vida.

- A dinâmica da Lei de Deus para a construção da comunidade: a obediência a Deus e ao seu projeto (a experiência do povo na escravidão do Egito).

- O primeiro e o maior dos mandamentos: amar a Deus e aos irmãos.

Postagens mais visitadas deste blog

O ROSTO DE DEUS PAI REVELADO EM JESUS CRISTO

A PROVAÇÃO DE JESUS, (Lc 4, 1-13)