PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO

 

Quando falamos de profissionais da educação nos referimos a um grupo de pessoas que por profissão escolheram trabalhar no processo de educação do ser humano. Entre estes profissionais queremos destacar a figura do professor que podem está atuando nos espaços formais e informais de educação: nas escolas, nas associações, grupos de rua, e em tantas outras atividades educativas como voluntário.

Ser professor é uma vocação especifica em que a pessoa se identifica com a tarefa de efetivar o processo de ensino-aprendizagem com um determinado grupo de pessoas.

O professor não é um mágico que tem fórmulas prontas para solucionar todos os problemas educacionais. Por isso, o próprio professor está num processo contínuo de reeducação, de reformulação de suas teorias e prática pedagógica para poder contribuir na gestão de uma sociedade mais justa, mais humana, participando diretamente na formação humana do cidadão neste contexto histórico de transformações profundas e rápidas que estamos vivenciando. Portanto, todo professor é um educador.

A postura ideológica do professor reflete na sua prática pedagógica. Qual modelo de sociedade defende, que visão crítica da realidade possui, qual seu compromisso com as mudanças sociais, quais instrumentos didático-pedagógicos utiliza, que pauta de reivindicações defende, como prepara seus alunos para enfrentar os desafios da vida, quais o compromisso assume com a educação? São questões essenciais que estimula o professor a fazer da sua profissão, o seu modo de viver e dar significado a cada ato seu dentro do espaço educativo em que trabalha.

Nelson Mandela disse que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Não concordo que seja uma arma, mas a educação é a consciência mais crítica da realidade que você pode usar para mudar o mundo. A educação será sempre um ato de libertação, de construção comunitária do saber e do ser.

Educar é uma arte que se faz com amor e doação. Que todos os profissionais da educação de nosso país possam ser valorizados na sua tarefa de educar o cidadão brasileiro. Educar para transformar.


Postagens mais visitadas deste blog

O ROSTO DE DEUS PAI REVELADO EM JESUS CRISTO

A PROVAÇÃO DE JESUS, (Lc 4, 1-13)